A NUTRICAO PODE CONTRIBUIR E MUITO PARA SUA SAÚDE !!!
Você acredita nisso?

Um dos meus propósitos em manter um blog e uma página no facebook é falar sobre Alimentação Saudável e tentar fazer com que pelo menos algumas pessoas passem a perceber a importância de uma alimentação equilibrada e adequada na qualidade de vida e na prevenção de doenças. Sei que muitas pessoas não acreditam, outros não pretendem seguir as orientações, mas uma coisa é fato: uma alimentação inadequada já é comprovadamente causa de diversas doenças, e mesmo não sendo causa, pode contribuir e muito para a piora do prognóstico de outras doenças.

E é tão prazeroso ver um exemplo de sucesso no qual a alimentação saudável e a nutrição funcional contribuíram para a saúde de uma pessoa. A seguir, posto o depoimento (“desabafo”) de uma amiga nutricionista Ana Paula Ferraz (tb funcional como eu), que publicou esse depoimento em seu facebook direcionado para seus colegas nutricionistas funcionais. Porém pedi autorização para republicá-lo para todos os seguidores do blog e daqui do facebook, afinal bons exemplos merecem ser divulgados para o maior número possível de pessoas, e quem sabe, mais algumas pessoas passarão a perceber a importância da Nutrição que eu tanto falo aqui no blog. Parabéns Ana por esse melhora…

E é como eu sempre disse: não tem certeza de algo, vá estudar e buscar referências científicas… com saúde não há espaço para “eu acho isso, eu acho aquilo”… Lidamos com SAUDE de diversas pessoas, e as bases científicas são fundamentais para que a melhor conduta seja escolhida… Estudando sempre, ok?


________________________________
Depoimento Ana Paula Ferraz:
“Aos colegas nutris funcionais:
Desde 2004 faço um acompanhamento com mastologista devido a 4 “fibroadenomas”, ou nódulos benignos, nas minhas mamas direita e esquerda. Nestes anos eles se mantiveram estáveis, sem evolução de tamanho, e sem risco de se tornar um câncer (graças a Deus!!!).
Na pós-graduação de Nutrição Funcional vários professores, principlamente o brilhante Henrique Freire Soares, sempre mostraram a influência da proteína do leite de vaca na resposta insulinêmica e consequentemente na proliferação celular!!! Ahhhh, mas eu amo leite! Bebia quase 01 litro por dia… Como retirar algo tão prazeroso da minha vida???
Em janeiro de 2011, após a aula de ALERGIAS ALIMENTARES, eu CRIEI CORAGEM e resolvi retirar a proteína do leite de minha dieta… Por que eu apresentava sinais e sintomas de intolerância ou alergia ou hipersensibilidade??? NÃO, NADA, NENHUM… Mas eu tinha acabado de fazer meu US de mama e resolvi avaliar como seria o próximo resultado sem esta carga insulinêmica na minha vida…
Agora, 01 ano com uma dieta super reduzida em lácteos, repeti meu US e vejam só: um dos nódulos reduziu seu tamanho em 50%… Quanta satisfação eu senti!!! E melhor, como é bom estar convicta que os finais de semana e mais minha rotina “noturna”de estudo (sempre estudo um pouco antes de dormir!) não está sendo em vão…
Enfim, fui toda feliz mostrar meu exames hoje ao meu médico! Ele disse que a regressão é rara, que a literatura mostra isto em apenas 15% dos casos, mas que na prática clínica dele a ocorrência é ainda menor… “Então, doutor, há alguma explicação para esta redução de 50% no tamanho do fibroadenoma?” perguntei. Ele disse: “Não”.
Desta forma, EU dei minha explicação sobre a composição aminoacídica da proteína láctea, da resposta insulinêmica destes alimentos, da influência da insulina na proliferação celular, do aporte adequado de cálcio da dieta proporcionado por outras fontes alimentares, etc…
E ele, um médico bem conceituado na área, respondeu: “Ana, foi coincidência!”
Ahã, sei….
Colegas nutris funcionais, não deixem a falta de conhecimento de alguns profissionais abalar suas convicções! Se nós formos bons profissionais, estudiosos, buscadores de conhecimentos, poderemos ajudar cada vez mais a melhorar o meio científico da área de saúde!!!
Isto foi só um desabafo… kkkkk”
Ana Paula
_______________

DICA: Acesse www.marcionutricionista.blogspot.com.br, cadastre seu email e mantenha-se atualizado sobre alimentação saudável.

Abraços do seu nutricionista Marcio Leandro Ribeiro de Souza