No dia 07 de novembro de 2011, assisti a um depoimento do Dr. Paulo Hoff, um dos mais  conceituados oncologistas do Brasil, no programa Mais Você da Ana Maria Braga. O assunto era o câncer do ex-presidente Lula e esse oncologista foi convidado a falar um pouco sobre atualidades e verdades sobre câncer. O Dr Paulo Hoff é um dos membros da equipe que atende o ex-presidente no Hospital Sírio Libanês. O que mais me chamou atenção na reportagem foi o número de pessoas que receberão o diagnóstico de câncer esse ano: 500 mil pessoas. Não sei se vocês ficaram surpresos, mas eu considero esse número muito alto e assustador. O link da participação desse médico no programa está a seguir para quem quiser assistir. Ele começa sua participação por volta do tempo 11min25segundos. Vale a pena assistir.

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1687276-7822-CONFIRA+AS+NOTICIAS+DO+PROGRAMA+DESTA+SEGUNDAFEIRA+DE+NOVEMBRO,00.html

O câncer é uma doença muito triste para quem passa por isso e para toda sua família. Porém é uma doença que pode ser tratada se detectada precocemente. E melhor ainda: pode ser prevenida com hábitos saudáveis e mudanças na rotina. E aqui devemos dar uma atenção enorme, pois é melhor evitarmos hábitos que podem provocar o surgimento dessa doença do que termos que nos submeter a um tratamento complicado e agressivo.

Entre as formas de se prevenir o câncer está a prática de atividade física. Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária. Seja moderamente ativo fisicamente, o equivalente a uma caminhada acelerada por no mínimo 30 minutos todos os dias. Com a melhora do seu condicionamento físico, aumente o tempo dessa atividade. Também limite hábitos sedentários como assistir televisão por longos períodos.

Segundo a OMS, outra questão que merece atenção é com relação à gordura corporal. Manter o peso dentro das faixas de normalidade é muito importante para prevenir o aparecimento do câncer. Evite o ganho de peso e aumento na circunferência da cintura ao longo da fase adulta.

A alimentação possui um espaço enorme nessa prevenção. Uma das recomendações da OMS é limitar o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas. Vale reforçar que não estou afirmando que a pessoa deve deixar de consumir carne vermelha, porque as carnes são excelentes fontes de alguns nutrientes, como vitamina B12, por exemplo. O que a OMS recomenda é diminuir um pouco o consumo compulsivo de carne vermelha e praticamente abolir as carnes processadas, já que estudos mostram que esse consumo representa causas convincentes ou prováveis de vários tipos de cânceres.

Evite bebidas açucaradas, alimentos do tipo fast-food e alimentos processados. Todos esses alimentos possuem evidências de ligação com alguns tipos de cânceres. Limite o consumo de sal.

Aumente o consumo de alimentos de origem vegetal. Consuma mais hortaliças e frutas. Consuma cereais (grãos) pouco processados. Evite cereais mofados, para diminuir a exposição às aflatoxinas dos cereais e grãos mofados.

Outro ponto é limitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar exposição ao cigarro, seja como fumante ativo ou passivo.

Para pessoas sobreviventes a um câncer, a OMS recomenda oficialmente que essa pessoa tenha acompanhamento nutricional de um profissional treinado para esse acompanhamento, e, dentro das possibilidades, procure seguir as recomendações para prevenção do câncer.

Todas essas questões discutidas nesse informativo fazem parte de Recomendações publicadas pela OMS e resumidas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O link dessas recomendações está nas referências abaixo. 
 
O papel da alimentação na prevenção do câncer é enorme que poderia ficar muito tempo falando de benefícios e usos de antioxidantes, probióticos, entre outros, mas meu objetivo nesse momento era apenas fazer cada um de vocês repensar o que você pode fazer para ter uma melhor saúde e qualidade de vida. Outros informativos virão com informações sobre outras maneiras de se prevenir essa doença.

Espero que todos possam repensar um pouco sobre hábitos que possuímos e que podem comprometer nossa saúde. Porque não mudarmos um pouco nossa rotina para evitar o aparecimento dessa doença que vem crescendo cada vez mais.

Exercite-se. Diminua o estresse. Tenha momentos de lazer. E claro: alimente-se bem.

Se achar complicado algumas dessas dicas, procure um nutricionista que irá lhe orientar uma maneira prazerosa de mudar alguns hábitos inadequados que você possua.

Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza

Referências:
 
Alimentos, nutrição, atividade física e prevenção do câncer: uma perspectiva global. (2007). Publicado pela World Cancer Research Fund e Instituto Nacional do Câncer (INCA). Resumo disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_atividade_prevencao_cancer.pdf . Acesso em 09/11/2011.

E para quem quiser se informar mais, segue um link de um vídeo do Dr Paulo Hoff para a Jovem Pan, no qual esclarece alguns mitos e verdades sobre o câncer. É longo, mas tenho certeza que sua saúde vale muito mais:
http://www.youtube.com/watch?v=DoYlzSLzCGA&feature=fvsr