A população em todo o planeta vem aumentando em ritmo acelerado. E para alimentar essas pessoas, a produção de alimentos também cresce em larga escala. Um dos grandes problemas nessa demanda aumentada é o uso de agrotóxicos nas plantações. A finalidade desse uso é a proteção da lavoura contra as pragas. Os agrotóxicos evitam o crescimento de microrganismos prejudiciais para a planta, favorecendo seu crescimento sem estragar o alimento. O problema está no uso indiscrimado desses produtos. Com o objetivo de aumentar a produção e lucrar mais, os agricultores usam esses produtos em excesso e nesse ponto está o grande problema: esse uso excessivo afeta a saúde da planta e, consequentemente, de toda a população que irá consumi-la. Como agrotóxicos, nós temos os pesticidas, herbicidas, hormônios e adubos. Esses produtos são capazes de fixar em alguns alimentos, e, ao consumi-los, ingerimos uma carga enorme desses agrotóxicos. E isso não vale apenas para frutas, verduras e grãos. O mesmo vale para produtos de origem animal, como leite, ovos, carne, pois ao se alimentar de vegetais nos quais foram utilizados agrotóxicos, os animais passam a conter esses produtos em seus tecidos adiposos e musculares e podem contaminar toda a população que ingerir seus derivados.
Uma vez internalizados no organismo humano, esses agrotóxicos se tornam muito prejudiciais para o organismo, especialmente para o fígado, que é o órgão responsável por metabolizar esses produtos tornando-os solúveis para serem excretados. E nosso fígado já é tão sacrificado hoje em dia. Não seria um bom momento dar um descanso para esse nosso órgão? Fumaça de carro, cigarros, álcool, tudo isso gera uma sobrecarga para o fígado, e porque não evitar que os agrotóxicos também aumentem essa sobrecarga?
A opção nesse caso pode estar nos ALIMENTOS ORGÂNICOS. São alimentos que utilizam, em todos os seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Assim, nenhum agrotóxico ou qualquer substância que possa afetar a saúde dos consumidores pode ser usado. Embora os nutrientes sejam praticamente os mesmos, os alimentos orgânicos não contêm agrotóxicos, hormônios e adubos químicos, e apresentam muitas vezes um aspecto mais saboroso quando comparados aos alimentos que utilizam substâncias químicas. E novamente vale repetir que não são apenas verduras, legumes e frutas que conseguimos encontrar organicamente produzidos. Carnes e ovos orgânicos já são encontrados em várias cidades. Os animais são criados sem o uso de antibióticos, anabolizantes e hormônios.
O único problema dos orgânicos atualmente é o preço um pouco mais elevado que os alimentos convencionais, uma vez que a produção dos orgânicos ocorre em menor escala e com um custo maior. Mas vale a pena pesquisar e colocar na calculadora: afinal, os benefícios dos alimentos orgânicos são tão grandes que pode valer a pena gastar um pouquinho mais e ter uma garantia de um produto mais saudável, não vale? Se por ventura não encontrar alimentos orgânicos em sua cidade, leia o post sobre DETOX publicado aqui no blog, pois ele contém dicas importantes para melhorar a saúde do fígado e diminuir o impacto que esses agrotóxicos e produtos químicos podem causar no fígado e no organismo como um todo.
Hoje vi uma reportagem no Yahoo Notícias que indicava onde encontrar alimentos orgânicos em quatro capitais brasileiras: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Segue a lista dos locais em Belo Horizonte. Para as demais capitais, procure no Yahoo a reportagem e confira. Sempre é bom saber onde encontrar produtos saudáveis.
BELO HORIZONTE
Feira Terra Viva
O que eu encontro lá: Produtos orgânicos, agroecológicos e artesanais.
Onde fica: Rua Mármore, 258, Santa Tereza – Belo Horizonte/MG
Contato: E-mail: feiraterraviva@yahoo.com.br
Onde fica: Rua Mármore, 258, Santa Tereza – Belo Horizonte/MG
Contato: E-mail: feiraterraviva@yahoo.com.br
Feira da Pampulha
O que eu encontro lá: Frutas, verduras, hortaliças e cereais orgânicos.
Onde fica: Praça Alberto Dalva Simão, Pampulha – Belo Horizonte/MG.
Contato : Não há.
Onde fica: Praça Alberto Dalva Simão, Pampulha – Belo Horizonte/MG.
Contato : Não há.
Verde Vida
O que eu encontro lá: Hortaliças, frutas, verduras.
Onde fica: R. Dr. Gordiano 106 – Prado – Belo Horizonte/MG
Contato: Tel.: (31) 3334-6499
Onde fica: R. Dr. Gordiano 106 – Prado – Belo Horizonte/MG
Contato: Tel.: (31) 3334-6499
Orgânicos & Cia.
O que encontro lá: Cereais e derivados de trigo, hortifrutigranjeiros, entre outros produtos.
Onde fica: Av. Augusto de Lima, 744 – Loja 154 – Mercado Central – Belo Horizonte/MG.
Contato: Tel.: (31) 3213-7646
Onde fica: Av. Augusto de Lima, 744 – Loja 154 – Mercado Central – Belo Horizonte/MG.
Contato: Tel.: (31) 3213-7646
Link da reportagem no Yahoo para as outras capitais:
http://br.noticias.yahoo.com/onde-encontrar-alimentos-org-nicos-em-quatro-capitais-113900605.html
Não deixe de cadastrar seu email no meu blog para receber todas as postagens, informativos e receitas diretamente em seu email. Assim você recebe tudo que eu postar e não perde nenhuma dica. Entre no blog e cadastre-se:
www.marcionutricionista.blogspot.com.br
E não deixe de curtir a Página no Facebook também. Entre na página e clique em CURTIR.
http://www.facebook.com/pages/Marcio-Souza-Nutricionista/325815720791649
Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza.