Informativo do dia 06/04/12.

A Páscoa vem chegando e todos já começam a pensar no ovo que irão ganhar, no quanto seria bom ter aquele ovo enorme. Ao mesmo tempo, muitos começam a pensar nas calorias que vão vir agregadas nesse feriado, não é? Temos que tomar cuidado para não exagerar, afinal, para que colocar em risco todo o seu acompanhamento nutricional por causa de um dia apenas? Chocolate é vendido durante todo o ano. Logo, você não precisa comer tudo em um dia como se não fosse encontrá-lo durante o restante do ano. A grande questão é saber comer. Chocolate apresenta inúmeros benefícios ao nosso organismo, mas também pode causar grandes problemas se consumidos em excesso.

A primeira coisa a se pensar ao consumir o chocolate é conhecer o tipo de chocolate a ser ingerido. A melhor opção é o chocolate com no mínimo 50% de cacau. Nesse grupo incluem-se os chocolates amargo e meio-amargo. Esses dois tipos contém muitos antioxidantes, além de conter menos açúcar. São boas opções para melhorar a pele seca e o cabelo. Já o chocolate ao leite, por conter muito açúcar, deve ser evitado. Agora o chocolate branco deve ser totalmente excluído de sua dieta. O chocolate branco é praticamente uma massa de gordura. Muitas pessoas gostam, mas essa gordura pode ser bem prejudicial ao corpo.

O chocolate amargo pode ajudar no controle da glicose, diminuição do colesterol total e ruim (LDL), aumento do colesterol bom (HDL). Chocolate em excesso pode provocar aumento de peso, é prejudicial para herpes, piora enxaqueca, além de causar dependência (vício).

E você sabe quantas calorias tem os ovos de páscoa? Um ovo ao leite de 200g tem aproximadamente 1040 kcal. Um ovo ao leite DIET (isso mesmo) de 240g tem aproximadamente 1200 kcal. Um ovo com aquela famosa casquinha dentro de 350g tem aproximadamente 1870 kcal. E outro ponto ainda merece destaque: ninguém gosta de um ovo de 200g apenas. A grande maioria compra ovos muito maiores. Façam os cálculos então.

Para queimar 1 barra de chocolate você precisa pedalar aproximadamente 45 minutos. Meio ovo de páscoa corresponde a 1h40min de caminhada em ritmo intenso.

Assim, você pode comer o chocolate que você quer e ganhou, mas coma com MODERAÇÃO. Divida o seu ovo por vários dias. Coma pequenas quantidades. Consuma frutas secas ou castanhas junto com seu chocolate, pois isso diminui o índice glicêmico do chocolate, diminuindo o poder de engordar que o mesmo apresenta. Evite comer tudo sozinho. Pratique a socialização, dividindo seu ovo com familiares, amigos. Estimule seu filho a levar o ovo dele para a escola e dividir com os coleguinhas. Fazendo dessa forma, você vai passar pela Páscoa sem arrumar problemas mais para frente.

FELIZ PASCOA para todos!!! Aproveite para pensar no verdadeiro sentido da Páscoa, pois a Páscoa não é o dia do chocolate. Existe um sentido muito maior por trás desse feriado.

Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza.

Curta a minha página no Facebook Márcio Souza Nutricionista e acompanhe todas as novidades sobre alimentação saudável. Basta entrar e clicar em CURTIR.
http://www.facebook.com/pages/Marcio-Souza-Nutricionista/325815720791649