Embora seja um assunto bastante comentado atualmente, muitas pessoas não sabem que nosso organismo é habitado por inúmeras bactérias. E isso é mais que normal. O intestino humano contém entre 10 a 100 trilhões de bactérias, que fazem parte da regulação de processos fisiológicos como sistema imune, síntese de vitaminas do complexo B, inibição de patógenos, digestão e absorção de nutrientes, entre outros. O grande problema é quando o número de bactérias patogênicas (ruins) está maior que o número de bactérias benéficas, gerando um desequilíbrio conhecido como DISBIOSE. Esse desequilíbrio pode ser causado pelo uso de antibióticos, radiação, estresse físico e mental, mudanças no peristaltismo, alimentação inadequada, entre outros.
As bactérias benéficas que existem em nosso intestino além das funções citadas anteriormente, também participam como uma defesa intestinal, juntamente com a mucosa, impedindo a entrada de substâncias estranhas dentro de nossas células intestinais. E nesse aspecto destaca-se a importância de manter uma Saúde Intestinal adequada. Alguns estudiosos dizem que o intestino é nosso segundo cérebro, e essa é uma verdade que precisa ser entendida por todos. Nosso intestino participa da síntese de importantes neurotransmissores e produção hormonal, que exercem importantes papéis em todo o organismo, como a gastrina, secretina, colescistoquinina, entre outros.
E uma alimentação errada vai agravar ainda mais esse quadro de disbiose. Aqui vai alguns exemplos: beber líquidos com refeições aumenta o pH do estômago, prejudicando a digestão. Esses alimentos mal digeridos podem agredir a mucosa intestinal. Já uma baixa ingestão de fibras, diminui o peristaltismo, levando a uma alteração da microbiota. Essas fibras (também conhecidas como prebióticos) são alimentos das bactérias benéficas, e uma baixa ingestão, diminui a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que nutrem os enterócitos (células do intestino). Fora inúmeros outros hábitos inadequados que fazem parte da alimentação da grande maioria das pessoas, como excesso de carboidratos simples (açúcar, doces), excesso de gordura, consumo de álcool, mastigação insuficiente e alergias alimentares. Tudo isso compromete ainda mais a saúde do nosso intestino e pode trazer sérios problemas ao organismo.
A solução é tratar esse quadro de disbiose e um nutricionista (de preferência funcional) é o profissional mais adequado para isso. O tratamento se baseia em uma alimentação saudável, equilibrada, com adequado aporte de vitaminas e minerais, dieta antiinflamatória e não irritativa, retirada de possíveis alergênicos, recolonização da microbiota saudável, com o uso de probióticos e prebióticos.
Pequenas mudanças já vão surtir um efeito incrível, porém em casos mais graves dessa disbiose, procure um nutricionista que vai te auxiliar em todo o plano alimentar.
Tenha um intestino saudável e colha os benefícios dessa saúde. Procure um nutricionista.
Não deixe de cadastrar seu email no meu blog para receber todas as postagens, informativos e receitas diretamente em seu email. Assim você recebe tudo que eu postar e não perde nenhuma dica. Entre no blog e cadastre-se:
www.marcionutricionista.blogspot.com.br
E não deixe de curtir a Página no Facebook também. Entre na página e clique em CURTIR.
http://www.facebook.com/pages/Marcio-Souza-Nutricionista/325815720791649
Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza