O friozinho vem chegando e com ele a tosse, o nariz escorrendo, os espirros, e é claro: a GRIPE, uma infecção respiratória altamente contagiosa desencadeada por vírus, como o Influenza, que é o mais conhecido. Esse vírus muda sua conformação protéica regularmente, dificultando o trabalho do nosso organismo em criar anticorpos para cada espécie de vírus que surge. Por isso é comum as pessoas apresentarem 2 a 3 episódios de gripes e resfriados por ano. Normalmente o quadro clínico melhora entre 4 e 7 dias, porém se a gripe não for bem cuidada, pode evoluir para pneumonia. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, morrem entre 10 e 40 mil pessoas com pneumonia decorrente da gripe.

Para o nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza, uma alimentação saudável pode evitar que os sintomas da gripe citados anteriormente apareçam, além de dores de cabeça e garganta, fraqueza, perda de paladar e olfato, febre e perda de apetite. Hábitos alimentares adequados são capazes de fortalecer o nosso sistema imune e criar barreiras orgânicas para combater o vírus. E mesmo que você já apresente a gripe, a alimentação balanceada é capaz de amenizar os sintomas e encurtar a duração da doença. “O segredo é não esperar que o vírus da gripe ataque. O ideal é rever sua dieta e seu estilo de vida antes do contágio”, diz Márcio.

Frutas, verduras, cereais integrais e leguminosas, carnes magras e peixes, de preferência com pouca gordura, é a alimentação recomendada para quem deseja evitar os transtornos causados pela gripe, segundo o especialista. Esses alimentos são fontes de nutrientes capazes de melhorar o sistema imunológico, como o zinco, ferro, selênio e vitaminas A, C e E.

O nutricionista indica 3 a 4 porções de frutas por dia. Uma forma de aumentar o consumo diário de frutas é optar por sucos naturais, 100% da fruta. Evite sucos artificiais que contém açúcares e calorias excessivas. As frutas, assim como as verduras e legumes, fortalecem o sistema imunitário porque contém vitaminas A, C e E, além dos flavonóides e outros compostos antioxidantes. Utilize frutas cítricas e vegetais verde escuro (vit.C), cenoura e batata-doce (vit.A) e azeite extra-virgem, sementes e grãos integrais (vit.E).

Fontes protéicas como as carnes magras, peixes, ovos e leguminosas, como o feijão, lentilha, são especialmente importantes porque fornecem os aminoácidos que nosso organismo precisa para construir os componentes do sistema imunitário, além de conter zinco e ferro, fundamentais para a produção de células de defesa.

O selênio também é capaz de aumentar nossas defesas e é um excelente antioxidante. Está presente em nozes, semente de girassol, salmão, sementes de abóbora, bacalhau e peixes. Além disso, peixes e produtos marinhos são ótimas fontes de ômega-3, muito importante para o sistema imunológico.

Outros alimentos também podem ser usados para combater a gripe, como o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante; a mostarda e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas; e ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto e gengibre, que são eficazes e podem ser aproveitadas como chás, inalações ou gargarejos.

O nutricionista recomenda o uso de alimentos quentes nesse inverno. “A famosa canja de galinha que nossa avó oferecia para curar a gripe já foi comprovada cientificamente que funciona”, diz Márcio. O líquido quente melhora a expectoração, pois aumenta o movimento dos cílios pulmonares e, por conseqüência, do muco. Além disso, a carne do frango contém cisteína, um aminoácido com a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso, facilitando o descongestionamento dos pulmões. As sopas também ajudam a acalmar a garganta e, se usado com moderação, o sal presente na receita pode diminuir o risco de desidratação por causa da febre.

A hidratação é fundamental nesse período. Beba no mínimo 2 litros de água por dia. Além das recomendações nutricionais, é essencial adotar bons hábitos de higiene para evitar o contágio e transmissão da gripe, como lavar as mãos após espirrar, evitar ambientes fechados, manter a casa bem arejada e evitar tossir ou espirrar sem o uso do lenço descartável. E é claro: não se esqueça de vacinar.

A gripe deve ser levada a sério como uma doença e caso os sintomas não desapareçam, procure um médico para tratá-la e um nutricionista para elaborar um plano alimentar adequado. Para o nutricionista, seguindo essas dicas, a gripe pode ficar bem longe de você e de sua família.

Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza.

Curta a minha página no Facebook Márcio Souza Nutricionista e acompanhe todas as novidades sobre alimentação saudável. Basta entrar e clicar em CURTIR.
http://www.facebook.com/pages/Marcio-Souza-Nutricionista/325815720791649

RECEITAS PARA GRIPE

CANJA DE GALINHA COMPLETA

Ingredientes
2 dentes de alho
1 cebola média
3 tomates bem vermelhos sem casca e sementes
Pedaços de frango a gosto (coxas, peito)
1 pacote de creme de cebola ou creme de queijo
Cebolinha a gosto
Sal
Pimenta
Suco de 2 limões
Chicória, couve-flor ou brocólis
1 lata de molho de tomate
Arroz crú ou cozido

Modo de Preparo
Refogue em um pouco de azeite e margarina o alho, a cebola e os tomates. Quando dourarem, acrescente o frango em pedaços e refogue. Coloque o creme de cebola ou queijo, o molho de tomate e o arroz com a verdura escolhida. Refogue tudo. Coloque água o suficiente para cozinhar a carne e os legumes. Quando estiverem cozidos, acrescente cebolinha, salsinha e sirva-se.
Fonte: Site www.tudogostoso.uol.com.br

CHÁ ANTIGRIPAL

Ingredientes
4 folhas de hortelã
1 colher (chá) de mel
3 rodelas de limão
1 pedaço de gengibre não muito grande
1 e 1/2 xícaras de água

Modo de Preparo
Pique grosseiramente o gengibre e coloque em uma pequena panela com o mel, limão, folhas de hortelã e água. Cubra com a água e leve ao fogo. Ferva por 3 minutos e deixe repousando por 5 minutos com a panela tampada. Coe e tome quente. Repita a receita duas vezes ao dia.
Dicas: Esta receita é coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados, caso persistirem os sintomas, procure imediatamente um médico.
Fonte: Site www.mundodesabores.com.br

SOPA DE LEGUMES ANTIGRIPAL

Ingredientes
1 tomate sem pele e sementes
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 nabo pequeno
1 mandioquinha (batata média)
1 cebola
2 cenouras médias
2 batatas grandes
2 cravos da Índia
8 vagens grandes
Sal a gosto

Modo de Preparo
Corte os legumes em pedaços, preferivelmente pequenos. Coloque-os todos em um caldeirão com bastante água para cobri-los. Junte a cebola inteira com os 2 cravos espetados, e um pouco de sal. Cozinhe de 3 a 4 horas em fogo lento, para que todos os legumes fiquem muito macios. Quando pronta retire a cebola com os cravos espetados e sirva a sopa muito quente, com o queijo ralado por cima.
Variação: Acrescente à sopa 100 g de arroz ou de massinha para sopa, 20 minutos antes de retirá-la do fogo
Fonte: Site www.tudogostoso.uol.com.br