FESTAS DE FIM DE ANO… E AGORA?
Alguns cuidados com a alimentação podem ajudá-lo a manter-se em forma
O nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza dá algumas dicas que podem te ajudar
Confraternizações, amigo oculto, festas nas empresas, ceia e almoço de natal, reveillon. Comer e beber é quase uma regra em dezembro. Porém, se descuidarmos de alguns pequenos detalhes, as festividades de dezembro tornam-se um “problema” nos meses seguintes. Imagine todo aquele ano de sacrifícios para ficar em forma e em apenas 7 dias todos os quilos perdidos retornarem a seus lugares. E o que fazer? Você não precisa recusar nenhum convite para essas comemorações. Participe de todos os momentos, pois isso também faz parte de uma qualidade de vida. Com um pouco de planejamento e consciência nutricional é possível comer e manter-se absolutamente em forma.
Comece pensando que o que existe é a Ceia de Natal… e não a “Semana do Natal”… você não precisa ficar comendo aquela infinidade de comidas feitas na ceia a semana inteira, seja pernil, sobremesas, etc. Programe para fazer o suficiente para aquele momento e não desperdice.
Faça todas as refeições do dia. Se você ficar grandes intervalos sem se alimentar durante o dia, o abuso na hora da ceia será certo. Não belisque enquanto prepara a ceia. Isso representa calorias a mais e não farão tão bem depois das festividades.
Hidrate-se bastante. Na hora da ceia, faça um prato de salada primeiro. Coma à vontade, pois as fibras ajudam a dar maior saciedade. Não repita exageradamente.
Ninguém precisa andar com uma calculadora à mão, mas tomar cuidado com as calorias em dezembro pode ajudar muito. Atente-se para o valor calórico dos alimentos e não extrapole naquelas comidas com calorias em excesso. Prefira por exemplo carnes assadas ou grelhadas, e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru, frango ou outras aves, ou até mesmo o peixe assado. Tender e pernil são as carnes que contêm mais gordura e colesterol.
Para acompanhar o prato principal, evite molhos à base de maionese e creme de leite. Preparações como salpicão e farofa contém muita caloria. Substitua a maionese dos molhos por iogurte natural e sempre inclua preparações com verduras e legumes. Quanto mais coloridas, melhor será. O efeito na decoração também será excelente. Abuse dos temperos naturais como ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta, pois são alimentos funcionais e apresentam valores agregados.
Cuidado com as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) como aperitivos ou acrescentadas em preparações, pois fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição. As oleaginosas são excelentes alimentos e sou muito fã das mesmas, mas cuidado, pois beliscando, você corre o risco de comer uma grande quantidade, e isso não será bom. Prefira as frutas frescas, da época. Entre elas, o damasco é a fruta menos calórica.
Cuidado com a bebida alcoólica! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. O vinho e o champagne são boas opções, já que o champagne é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho tem propriedades funcionais. Mas o bom conselho é não exagerar na quantidade. Mas lembre-se: o grande problema é o álcool, logo qualquer bebida que tenha álcool pode provocar os efeitos ruins do álcool em nosso organismo.
Não abandone os exercícios físicos. Se não for possível ir a academia, faça caminhadas ou mesmo ajude os seus familiares nos preparativos para as festas. Enfim mexa-se!
E aqui vai uma boa dica: pense no ano que vai começar. Não se esqueça da sua meta e não deixe que estes dias de festas prejudique-o. Não coloque seu tratamento em risco por apenas 1 semana de atividade. Lembre-se que o ano tem 365 dias e você ficará preocupado com sua forma nos outros dias.
Lembre-se que além da ceia, as festas de fim de ano trazem outros significados e não apenas comer e beber. É uma época de confraternização, de momentos inesquecíveis com as pessoas que amamos. Existem outras coisas boas a se fazer, como confraternizar com seus amigos, curtir seus familiares, presentear os queridos.
Lembre-se que além da ceia, as festas de fim de ano trazem outros significados e não apenas comer e beber. É uma época de confraternização, de momentos inesquecíveis com as pessoas que amamos. Existem outras coisas boas a se fazer, como confraternizar com seus amigos, curtir seus familiares, presentear os queridos.
Boas Festas e que 2013 seja um ano melhor para cada um. E claro, com muito mais saúde…
Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza (BH/MG).