Se você acha que todos os seus problemas vão acabar ao se submeter a uma lipoaspiração, você pode estar muito enganado. Eu atendi esses dias uma paciente de 29 anos, que já havia se consultado comigo e estava fazendo um plano alimentar certinho. E o melhor: tendo ótimos resultados. Porém a pressa em atingir o corpo ideal fez com que ela decidisse fazer uma lipoaspiração. Certa de que a lipo acabaria com seu problema, ela resolveu abandonar o plano alimentar e comer tudo que tinha vontade. Segundo ela mesma disse, “se iria tirar a gordura, nada melhor que aproveitar e comer tudo que quisesse, já que podia engordar antes da lipo”. O próprio cirurgião havia dito que ela podia engordar. Assim, ela passou a abusar de refrigerantes, doces, chocolates, etc. Resultado: percentual de gordura mandou lembranças de tão alto que ele estava, exames bioquímicos alterados. Realizou a cirurgia, e essa semana marcou outra consulta comigo, após 6 meses da cirurgia e 9 meses desde a última consulta comigo. Eu nem sabia que ela tinha feito essa plástica. Percentual de gordura dela estava mais alto que antes da cirurgia, exames alterados, enfim, a única coisa bacana era o abdome reto. Porém ela não pensou nas consequências, e ao engordar para a plástica, ela não ganhou gordura apenas no abdome. Hoje em dia ela está com um abdome retinho, e um braço gordo, pernas lotadas de celulite, o famoso “papo”, etc. E claro, reconheceu a importância de mudança de hábitos quando queremos alcançar um corpo desejado. Essa paciente autorizou que eu contasse essa história aqui no blog como alerta para outras pessoas que, assim como ela, acham que a lipoaspiração é a solução de todos os seus problemas.
É claro que para algumas pessoas a lipo pode ajudar e muito, como nos casos daquela gordurinha bem localizada, difícil de perder, etc. Várias pessoas tem bons resultados. Mas a maioria acha que vai ser um passe de mágica e sair com o corpo da Sabrina Sato depois da cirurgia e não é assim. Engordar para fazer a cirurgia foi a pior coisa que ela poderia ter feito, afinal você não escolhe onde vai acumular gorduras, e muitas vezes pode acumular em locais bem difíceis de serem perdidos. Se essa paciente tivesse mantido o plano alimentar, perdido bastante gordura, EU acho que ela nem precisaria fazer a plástica, mas mesmo fazendo, se ela tivesse mantido hábitos saudáveis, talvez hoje ela estaria muito mais satisfeita com o seu corpo. Quantas pessoas já se consultaram comigo pensando em fazer essas cirurgias, e após verem que a mudança é possível, abandonaram essa idéia?
Um corpo saudável não cai do céu. Quem o tem, conquistou com bastante dedicação, força de vontade e o principal: MUDANÇA DE HÁBITOS… Não dá para chegar a esse patamar abusando de refri, doces, gorduras, etc.
Comece hoje a praticar mudanças na sua vida. E que a principal delas seja com relação a hábitos mais saudáveis. Procure um nutricionista para te ajudar. Antes da estética, a saúde é mais importante. E quando podemos aliar os dois: melhor ainda.
Abraços do seu nutricionista Marcio Leandro Ribeiro de Souza (BH – MG)