No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista. Uma profissão tão bonita e que ainda não é valorizada por grande parte da população. Ponto contraditório este, já que é consenso na comunidade científica o papel da alimentação em inúmeros casos. Um grande número de estudos científicos já demonstrou que uma alimentação saudável é a base para prevenir e combater determinadas doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade: todos esses grandes problemas atuais da população. Acredito também que essa valorização vai acontecer da forma adequada algum dia, pois já é visível uma mudança das pessoas frente ao profissional nutricionista. Mas a pergunta é: quando?
O Programa Bem Estar na Rede Globo me fez refletir sobre essa valorização. O tema de hoje (07/08/2012) foi Alergia ao Glúten e Intolerância à Lactose. Um assunto totalmente relacionado com a alimentação. Minha surpresa se deveu ao fato de convidarem apenas 2 médicos como especialistas, sendo que a alimentação foi o assunto tratado durante todo o programa. Nada contra esses 2 profissionais que são muito competentes em suas áreas, mas o mais sensato é cada um explicando sobre sua área de atuação. Um deles é gastroenterologista, profissional bastante relacionado com o tema do programa, e o outro convidado foi uma pediatra, que é consultora do programa. O gastroenterologista é muito apto a falar sobre os exames, sobre a lesão intestinal que ocorre, entre outros aspectos, porém como o assunto também era relacionado com a alimentação, um profissional nutricionista iria contribuir muito mais para o entendimento da população. Um exemplo disso foi que abordaram muito os alimentos que devem ser evitados por pessoas alérgicas ao glúten ou intolerantes à lactose. Falaram que para os alérgicos ao glúten devemos retirar macarrão, trigo, e o único exemplo para ser consumido no lugar do macarrão, por exemplo, foi o macarrão de arroz. Em uma situação assim, um nutricionista (de preferência funcional) estaria mais apto a dar opções ao telespectador sobre os substitutos do glúten, também mostrar como é possível sim fazer preparações tradicionais como pão e bolos sem farinha de trigo, entre outros pontos nos quais o nutricionista esclareceria melhor esses ingredientes substitutos.
Como a idéia do que representa uma alimentação saudável é bastante difundida hoje em dia, quase todo mundo acredita que entende bastante do assunto. Todo mundo pensa que tem um nutricionista escondido em seu interior. Porém a profissão de nutricionista é regulamentada e o profissional dessa área é o mais indicado para falar sobre o tema alimentação e aspectos relacionados. Ele se preparou, estudou por anos e especializou-se. Tenho vários amigos médicos, com os quais trabalho em parceria, que sempre dizem que me indicam os pacientes porque não entendem nada de alimentação, elaboração de dietas, entre outros aspectos. Segundo eles, durante o curso de medicina eles estudam muito pouco de Nutrição e eles não se sentem preparados para atuar nessa área, assim como eu não entendo da área médica e jamais iria atuar na área de outro profissional. Cada um dentro de sua área e todos juntos por um benefício comum: a saúde do paciente.
Mas a cada dia que passa tenho mais certeza que escolhi a profissão certa. Cada vez que um paciente chega com um resultado bom e satisfeito, já me sinto valorizado, pois sei que ele entendeu a importância do meu trabalho naquele objetivo e espero que ele leve todas as orientações para sua vida: que a mudança não seija por um período pequeno e sim, que represente uma mudança de estilo de vida. Parabéns a todos os nutricionistas, que mesmo sem a valorização devida, trabalham sempre dispostos a contribuir com a saúde dos indivíduos.
Não deixe de cadastrar seu email no meu blog para receber todas as postagens, informativos e receitas diretamente em seu email. Assim você recebe tudo que eu postar e não perde nenhuma dica. Entre no blog e cadastre-se:
www.marcionutricionista.blogspot.com.br
E não deixe de curtir a Página no Facebook também. Entre na página e clique em CURTIR.
http://www.facebook.com/pages/Marcio-Souza-Nutricionista/325815720791649
Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza.